Avançar para o conteúdo principal

O Surto


Donato vinha apressado, trazia a maleta na mão direita e, assim que virou aquela esquina manhosa, perdeu logo a conta dos passos até reduzi-los num nada.
Encostou-se cambaleante à parede da padaria e por ali mesmo ia escorregando devagarinho até se ver sentado na calçada com a maleta defronte.
Cinco transeuntes fizeram-lhe cerco e as questões vinha todas seguidas e todas muito iguais: "O senhor está bem? Senhor Donato, sente-se mal? Sente-se bem Senhor Donato?" - Alenquer Donato, era uma figura que quando abria a boca pela cidade os outros fechavam as suas de imediato. Fazia muito por abri-la agora, movia os lábios com vontade, mas nada de respostas.
Um senhor alto e todo vestido de azul sugeriu que sofria muito, dos ataques que deitam as pessoas ao chão.
Donato reclinou-se, estava agora deitado ao comprido pelo passeio e um rapaz novo, esgalgado por ele todo, pediu aos outros que lhe dessem espaço à respiração. Abriram-lhe o casaco pelo trespasse, alargaram o colarinho e o nó da gravata. Quando lhe punham os sapatos fora dos pés, Donato purgou uma espuma pela boca, ao canto.
Mais pessoas chegaram, entretanto, entre moradores da rua e clientes da padaria eram já para cima de vinte, sem contar com os estranhos, só de passagem. O senhor de azul, insistia que Donato morria de ataques continuados, que aquilo era um surto que se via muito por aqui.
Um velha, já muito grisalha nas mãos, sentiu-lhe a testa a escorrer água e afirmou muito baixinho que aquele homem já morria sim, mas pelas febres malignas. A populaça alarmou-se e já o ia arrastando até um táxi. Donato, com a parte do corpo que inclui a cabeça, dentro do carro de praça, ficou detido pela metade quando o taxista pergunta: "E a corrida, quem ma paga?"
- O melhor é chamarmos o pronto-socorro. - Diz o ajudante de padeiro que ajudara a tira-lo do táxi.
Donato é novamente reconduzido ao passeio e ali aguardava, deitado. Metade da gente dispersou pelos seus afazeres e já não havia sinal dos seus sapatos ou da sua maleta de couro. Encostaram-no à parede do outro lado da rua, perto da montra da sapataria Gabarito.
Ao lado oposto, pela vitrine da padaria, alguns iam tomando meias-de-leite aos bochechos, apreciando o incidente pelo vidro. Donato continuava torto como o deixaram. Algum resistente, perguntou se não seria melhor que lhe examinassem os bolsos a saber quem era.
- É Alenquer Donato, o cigano. - Diz o homem alto. - Como é que não o reconheceste de imediato? - Continua este.
O primeiro homem, assistido por mais dois, revistava-lhe a carteira e os bolsos interiores do casaco justo até ao sinal de nascença. 
- É. Tinhas razão. É mesmo o Donato. - Concluiu.
Registou-se mais uma pequena debandada de transeuntes longe do corpo. No outro lado da rua, o padeiro gritava pelo seu ajudante, que era preciso fazer mais uma fornada para acompanhar tantas meias-de-leite. Várias pessoas chegaram a tropeçar em Donato ao se afastarem, algumas tinham pressa, somente.
Parou um carro na berma. Saiu um homem em mangas de camisa que logo se agachou ao seu lado. 
- Que se passa aqui, sentiu-se mal? - Pergunta ao homem alto todo vestido de azul. 
- Não há forma de se saber. - Diz este. - Aquele senhor ali ao fundo falou qualquer coisa sobre um surto de ataques.
- Ataques? Foram terroristas que o deixaram assim, neste estado?
Donato jazia escangalhado no passeio, sem casaco onde ter a carteira, estava sem calças para os trocos. Tinha o cabelo fora de prumo e a boca suja.
- Alguém ficou de chamar a ambulância. - Afirma o homem alto. - Mas acho que teve de ir fazer pão primeiro.
A gente toda dispersou. Donato ainda pulsava, mas tinha a respiração por um fio. O homem em mangas de camisa falava ao telemóvel ao seu lado, e o outro, que era muito alto, admirava-lhe a tecnologia de ponta.
Ficou a senhora muito grisalha, sentada no passeio ao lado da cabeça de Donato. Vez em quando descia-lhe a mão pela fronte e só quando a sentiu seca é que acreditou estar sentada ao lado de um defunto. 
- Ele morreu, ele morreu! - Grita a senhora.
E de novo, vieram rodear Donato, alguns que experimentavam sapatos e outros que ainda traziam bigodes de leite nas fuças. Levara quase duas horas para morrer e as pessoas entristeceram-se por não ter sido mais tempo. O homem desligou o telemóvel e cruzou as mãos de Donato sobre o peito nu. Fez recurso ao que lhe sobrou para lhe amparar a cabeça, uma rodilha de gravata: "Ninguém pode prever estes ataques - diz o homem muito alto todo vestido de azul - Isto espalha-se de repente e já está. - A espuma tinha desaparecido toda da boca de Alenquer Donato e os seus olhos fecharam-se antes, sem que ninguém precisasse agora de o fazer por ele. Ficaram todos debruçados sobre o corpo, por largos minutos, quase como em um retrato, até ter começado a chover.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda de um anjo triste.

Desafogados brilhos desta existência, quis olhar em frente, e vi somente escuro. Escuro, escória, lixo, lama e penetrante breu. Quis seguir em frente e não mo permitiram. Quis marcar presença, caí, e fui banido. Quis viver, e fui marcado a fogo com o rótulo do nada. Malditas palavras que me acendem esta vivência, pudera eu ser livre, e não viver por trás deste muro. Ser vento, ou poeira, e correr solto pelo esplendor deste céu. Malditas palavras que de mim emergiram, ainda mal as proferia, e já as via, abafadas em seu ruído, como se fossem pássaros, abatidos em revoada. Como eu mesmo, abatido assim, em tenra idade. Mas sosseguem, pois sou coisa irritante que insiste em não morrer. Malogrado pela estupidez do desprezo, sou, ainda assim, Homem! Homem! Homem... Estou vivo, e não desabo. Desafogado percurso que ainda mal começa, não verás teu fim nesta desdita amordaçada. Quis dizer o que quis, e não me faltou a vontade. Mais fáci

António Ramos Rosa, in "O Grito Claro" (1958)

A ilusão de morrer.

Aqui estou no pouco esplendor que expresso. A tornar-me mais e mais fraco à medida que envelheço e perco a parca noção de humanidade que um dia posso ter tido. Só antecipo resultados finais de má sorte. Dor, doenças malignas de inescrutáveis resultados, possibilidades de incontáveis suicídios sem paixão, paragens cardíacas no galgar das escadarias de S. Francisco. Atropelamentos fatais nas intersecções de estradas mal frequentadas. Facadas insuspeitas pelas noites simples de uma pacata Vila do Conde. Ontem quis ir à médica de família, talvez me pudesse passar algum veredicto. Não fui capaz. Não admito os médicos e as suas tretas 'new age'. Há menos de meio-século atrás, esta mesma inteira profissão fumava nos consultórios e pouco ou nada dizia sobre pulmões moribundos. A casa na praia valia mais que o prognóstico verdadeiro impedido. Aqui estou, contudo. Ainda aqui estou. Trapos e lixo vivem melhor as suas existências que eu. Escrevo isto, bebo, escrevo, mais três cigarros. Que